1984: a sociedade do controle e PokémonGo
Por Gabriel Bulhões
Já há certo tempo que vem me incomodando como nossas vidas são devassadas com o nosso próprio consentimento a partir do uso de aplicativos em smartphones e recursos tecnológicos na internet. Como se sabe, pois, quando “aceitamos os termos de uso” de determinado programa, aplicativo ou site, estamos chancelando o uso dos nossos dados pessoais (geolocalização, preferências pessoais e, até mesmo, os recursos de áudio e vídeo dos nossos aparelhos celulares) para fins que destoam dos usos habituais relacionados àquela ferramenta (site, aplicativo,
software).
Explico. Quando nós utilizamos o GoogleMaps, ativamos funções de geolocalização do nosso aparelho para nos orientar em determinado sentido, mas as preferências de buscas em estabelecimentos comerciais, por exemplo, ficam armazenadas em um grande banco de dados. Quando utilizamos o Facebook, acontece o mesmo: todos os dados de relações sociais, preferências comerciais e pessoais, rotas utilizadas para deslocamento e praticamente todas as informações “quantificáveis” e “categorizáveis” são armazenadas, processadas e utilizadas, quando necessário.
Muitas vezes nós ficamos sem acreditar como conhecemos uma pessoa em um dia, em um local aleatório, e nos dias subsequentes o Facebook passa a indicar o perfil social daquela pessoa como “pessoas que você talvez conheça”, sugerindo a amizade. Coincidência ou mágica? Nem uma coisa, nem outra: essa e muitas outras funcionalidades do Facebook é fruto de um hiper-complexo algoritmo que mapeia as informações das pessoas e fornecem informações cruzadas e refinadas ao próprio servidor do Facebook para direcionar propagandas, informes, páginas relacionadas aos interesses das pessoas etc.
Isto é: essa forma de “conhecer” as massas de usuários, individualmente, é utilizada com fins diversos, que variam desde o marketing comercial até o desenvolvimento de relações pessoais, passando pelo engajamento de causas sociais (quem não se lembra do Facebook participando das mobilizações mundiais pelo “Pray for Orlando” ¹ e “Je suis Charlie”² – e outras não (nunca vi pelas crianças do Kongo, ou massacre do povo Sírio, né?!).
[¹] Campanha para mobilização em torno do episodio em quê um sujeito entrou numa boate com público homoafetivo e realizou disparos de arma de fogo, resultando em 50 mortos e 51 feridos, 12 de junho de 2016.
[²] Mobilização em torno do atentado terrorista que sofreu o jornal francês Charlie Hebdo que resultou em 12 mortos e 11 feridos, em 07 de janeiro de 2015.
Pois bem. Para compreender melhor esse contexto, faz-se necessária uma breve digressão no que toca à evolução da “fiscalização social” dos últimos séculos. Conforme sustenta Foucault, nunca antes haviam sido estudado os mecanismos de poder. Já havia sido estudado o tema dos detentores do poder, as estratégias de poder, mas nunca os seus mecanismos. Em sua obra Vigiar e Punir, Foucault começa a nos mostrar, a partir das reflexões tomadas do seu local de fala (de tempo e espaço), como a sociedade moderna construiu um imbrincado e complexo sistema de controle baseado na submissão dos corpos.
Por essa perspectiva, as práticas disciplinares de docilização dos corpos, retratadas através da conceituação de biopoder em sua obra, resultaram na sociedade disciplinar moderna, que teve o seu auge durante a ascensão do positivismo científico, desembocando na revolução industrial. Essa teia de controle foi diluída nas diversas instituições que permeavam o tecido social, sendo partes desse cenário a prisão, o hospital, a escola, o exército entre outros. Era uma espécie de controle diluído, exercendo uma vigilância difusa e contínua sob a ideia de uma microfísica do poder.
Afirma-se, desde o panóptico de Jeremy Bentham, que a vigilância exercida continuamente resultaria em uma “introjeção” da vigilância, quando não mais fosse necessário ter um vigia na torre central da instituição de controle, onde o próprio vigiado estaria exercendo ativamente o seu papel de autovigilância.
Temos, assim, a passagem da sociedade disciplinar para a sociedade do controle. Esse movimento, nos países centrais acompanha a passagem do Welfare State (Estado de Bem-estar Social) para o neoliberalismo, com o consequente enxugamento estatal e, por conseguinte, um “encolhimento” das antigas instituições disciplinares. Sendo assim, a prisão, a escola, o hospital, o exército etc. não mais poderiam estar no papel central de regramento social, tendo em vista que eles mesmos não passariam a exercer o biopoder em razão de externalidades (conjuntura política-econômica-social de diminuir a atuação do Estado, privatizando o que for possível e enxugando os gastos, custos e despesas).
Presencia-se a evolução do regramento social, por meio do uso de fatores tecnológicos, para um novo modelo: a sociedade do controle. Essa conceituação foi exposta por Deleuze³, o qual aduziu que após o fim da II Guerra Mundial, surgiram novas forças ligadas ao novo momento do capitalismo mundial, sendo essa a mais nova manifestação do exercício de poder na sociedade contemporânea.
Dessa forma, temos que os mecanismos de controle se aprimoraram com a proliferação das câmeras privadas de vigilância, com o uso de cartões de crédito, de internet e aparelhos celulares em suas mais variadas funcionalidades. Assim, nos vemos em um momento que pode ser taxado com uma releitura da sociedade disciplinar foucaultiana, que a reinventa, aproveita suas bases e vai além; mas, que se diferencia desta quando a vigilância passa da esfera local da instituição disciplinar (prisão, escola etc.) para uma dimensão abrangente de toda a tessitura social. Passa-se, com isso, para uma vigilância ampla, difusa, que beira à completude da vida pública.
[³] DELEUZE. Gilles. Post-scriptum:sobre as sociedades de controle. ln: Conversações. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.
Saímos, então, de uma forma de um encarceramento completo por meio das instituições totais (Herving Goffman4) e/ou disciplinares (Foucault), para uma nova dinâmica de controle: ampla, líquida, difusa.
Aqui, enfim, chegamos ao tema que quero abordar: como a utilização dos recursos tecnológicos mais recentes tem causado essa “incorporação” disciplinar, que resulta no aperfeiçoamento e perfectibilizção dos mecanismos difusos de controle?
Partimos, pois, de uma ferramenta em específico: PokemonGO. Os termos de política de privacidade do jogo que é uma nova “febre” mundial exige que o usuário “aceite”⁵ compartilhar com os servidores da indústria (Niantic Labs) os dados de sua câmera, microfone, GPS e, até mesmo, de outros dispositivos conectados por USB ao aparelho celular.
4 GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. Tradução de Dante Moreira. Leite. 7ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001.
⁵ Trecho retirado do site oficial (http://www.pokemongobrasil.com/politica-de-privacidade/) sobre a política de privacidade: “Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso site o mais produtiva e agradável possível.”
Com isso, não se precisa de mais nada para saber praticamente todas as informações da vida privada do usuário, indo desde os locais em que o mesmo costuma frequentar, quais estabelecimentos comerciais com frequência visita, quais pessoas geralmente interagem, chegando ao extremo de fazer captações ambientais de som e imagem (pois, lembrem-se, autorizamos o uso da nossa câmera e do nosso microfone ao “aderir” aos termos da política de privacidade do aplicativo).
Vemos, por outro lado, que as tentativas de segurança de dados por parte dos usuários é tornada inócua pelos próprios termos do “contrato de adesão de privacidade” imposto pela produtora do jogo. Temos que “Nosso programa não permite a opção “Do not track” (“Não me espie”) do seu navegador”⁶.
Existe, ainda, um dado mais curioso com relação a esse novo contexto: a cooperação com agências governamentais. Expressamente, nos Termos de Política de Privacidade do PokemonGO, se percebe isso. No Parágrafo 03-E7pode se notar que há uma referência textual a essa “colaboração”, quando se afirma que o aplicativo ajuda os funcionários do governo, podendo “divulgar qualquer informação sobre você ou sua criança autorizada” (sic) que estão sob seu poder/controle. É inacreditável, mas está visualmente narrado para todos lerem.
⁶ Parágrafo 06 dos Termos de Política de Privacidade do PokemonGO.
7“03-e. Informação Divulgada para nossa proteção e proteção dos outros:
Nós cooperamos com funcionários do governo e aplicação da lei ou festas privadas de aplicar e cumprir a lei. Podemos divulgar qualquer informação sobre você (ou sua criança autorizada) que está em nosso poder ou controle de governos ou autoridades policiais ou festas privadas como nós, em nosso critério, acreditamos necessário ou apropriado: (a) para responder a reclamações, processo legal (incluindo intimações); (B) para proteger nossa propriedade, direitos e segurança e a propriedade, direitos e segurança de terceiros ou do público em geral; e para identificar e interromper qualquer atividade que nós consideramos a atividade ilegal, antiético ou legalmente acionável.”
Apropriamo-nos, assim, das técnicas de controle mais avançadas que a tecnologia pode fornecer. Tornamo-nos protagonistas da nossa própria vigilância. Nós fizemos se superar o projeto de disciplinamento dos corpos. Somos, também, responsáveis pela reinvenção dos mecanismos de controle e poder.
Precisamos nos dar conta da realidade em que estamos imersos, para, problematizando, buscar formas de superá-la. Formas de resistência ao uso diluído do poder sempre existiram e vão continuar a existir: elas se manifestam nas mais cotidianas formas de manifestação das individualidades e/ou coletividades. As micro-resistências possuem, nesse novo contexto, uma importância ainda maior, dado que individualmente nós somos atingidos e reproduzimos essa lógica a partir de nossa conduta individualmente considerada.
Precisamos, pois, ter em mente que a serpente do controle está sempre à espreita, se reinventando e se complexificando, devendo nós mesmos, segundo nos aponta o teórico que acenou para essa guinada da sociedade disciplinar para a sociedade de controle, Gilles Deleuze, que a nós “não cabe temer ou esperar, mas buscar novas armas”8.
Mas é certo afirmar que os mecanismos de controle e de exercício do poder estão em constante atualização e revisão, modificando sua forma e seu conteúdo a fim efetivar essa fiscalização social da maneira mais imperceptível e eficaz possível. Busquemos sempre resistir; mas, vivenciamos novos tempos, que deixariam Orwel⁹ e seu “big brother” de cabelos em pé!
8 DELEUZE, Gilles. POST SCRIPTUM SOBRE AS SOCIEDADES DE CONTROLE. Conversações 1972-1990. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 219.
⁹ ORWELL, George. 1984. Trad. Alexandre Hubner. 3ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Originalmente publicado em 14/09/2016, no Empório do Direito;
Helpful info. Lucky me I discovered your website accidentally, and I am stunned why this coincidence did not came about earlier! I bookmarked it.
you’re really a excellent webmaster. The web site loading velocity is amazing. It sort of feels that you are doing any unique trick. Also, The contents are masterwork. you’ve performed a great task in this subject!
You made some clear points there. I looked on the internet for the subject matter and found most people will consent with your blog.
Helpful info. Lucky me I discovered your site accidentally, and I am stunned why this accident did not happened in advance! I bookmarked it.
Howdy! This post could not be written much better!
Looking through this article reminds me of my previous roommate!
He continually kept preaching about this. I will forward this post to him.
Pretty sure he’s going to have a good read.
Thanks for sharing!
Spot on with this write-up, I truly believe that this web site needs far more attention. I’ll probably be returning to see more, thanks for the info!
If some one wants to be updated with most up-to-date technologies then he must be visit this
web site and be up to date all the time.
For most recent news you have to pay a quick visit internet and
on internet I found this site as a finest website for most recent updates.
This is very interesting, You’re a very skilled blogger.
I have joined your feed and look forward to seeking more of your
wonderful post. Also, I’ve shared your website in my social networks!
Thanks for sharing this information. I really like your blog post. You have really shared an informative and interesting blog post with people. ios-15.com
This design is steller! You most certainly know how to keep a reader entertained.
Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Wonderful job.
I really enjoyed what you had to say, and more than that, how you presented it.
Too cool!
Excellent site you have got here.. It’s hard to find high quality writing
like yours nowadays. I seriously appreciate people like you!
Take care!!
Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
Many thanks
obviously like your web-site but you have to
take a look at the spelling on several of your
posts. A number of them are rife with spelling problems and I find it
very troublesome to inform the truth nevertheless I will surely come again again.
Hi there, I enjoy reading through your post. I wanted to write a
little comment to support you.
I’m extremely impressed with your writing skills as well as with the layout on your weblog.
Is this a paid theme or did you customize it yourself?
Anyway keep up the nice quality writing, it’s rare to see a nice blog like this one these days.
Hi there, I enjoy reading through your article.
I wanted to write a little comment to support you.
I am not sure where you’re getting your information, but great topic.
I needs to spend some time learning more or understanding more.
Thanks for wonderful information I was looking for this info for
my mission.
I loved as much as you will receive carried out right here.
The sketch is attractive, your authored material stylish.
nonetheless, you command get bought an nervousness over that
you wish be delivering the following. unwell unquestionably come further formerly
again as exactly the same nearly very often inside
case you shield this hike.
Right now it seems like Expression Engine is the
top blogging platform out there right now. (from what I’ve read) Is that
what you’re using on your blog?
Can I simply just say what a relief to uncover somebody that genuinely understands what they
are talking about on the web. You definitely realize how to bring an issue to light and make it important.
A lot more people have to check this out and understand this side of the story.
I was surprised you’re not more popular because you most certainly possess
the gift.
When I initially commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox and now each time a comment is added I get four
e-mails with the same comment. Is there any way you can remove
me from that service? Many thanks!
Thanks for one’s marvelous posting! I actually enjoyed reading it, you might be a great author.
I will ensure that I bookmark your blog and will come back down the road.
I want to encourage you continue your great job,
have a nice afternoon!
This post presents clear idea designed for the new viewers of blogging,
that genuinely how to do running a blog.
I really love your blog.. Very nice colors & theme.
Did you build this website yourself? Please reply back as I’m wanting to create
my own site and would love to know where you got this from or what the theme is called.
Kudos!
I have read so many posts about the blogger lovers except this piece
of writing is genuinely a nice post, keep it up.
I was suggested this website by way of my cousin. I am now not
positive whether this publish is written via him as no
one else realize such targeted about my trouble. You’re wonderful!
Thanks!
Hi to all, as I am genuinely eager of reading this webpage’s post to be updated
regularly. It consists of fastidious data.
Puedes comprar medicamentos sin receta en España InvaGen Córdoba Acheter médicaments
en ligne : guide étape par étape pour les débutants
aankoop medicijnen mylan in Nederland Mepha Pharma San Mauro
Torinese is het mogelijk om medicijnen zonder voorschrift te krijgen
prix du médicaments sur ordonnance Yoshindo Voitsberg comprar medicamentos en Bolivia
médicaments en ligne : guide d’achat pour les débutants Cephalon Hilversum medicijnen zonder voorschrift
online kopen
medicijnen online te bestellen Ebewe Saint-Leu medicamentos a precio asequible en Brasil
medicijnen kopen: Veelgestelde vragen qualigen Bron medicamentos sans ordonnance en France
medicijnen tegen een betaalbare prijs in Nederland Evolupharm Stans comprar medicamentos en Argentina sin receta médica
молитвы на взаимную любовь с именем
гороскоп на шансоне во сколько снится старые дома
сонник чистое небо к чему сниться кормить грудным молоком котенка
маг значение работа к чему сниться проезжать мимо кладбища как убрать
соперницу от любимого заговоры
в домашних условиях
снова снится ницца где я смог в
тебя влюбиться скачать песню
какие свечи используют при молитве
наснилося уві сні читати молитву отче наш ваги
час гороскоп
цілуюся з другом уві сні сонник коли закінчиться нафта в Росії,
що буде, коли закінчиться нафта і газ
уві сні наснилася сумка карти таро севастополь
пасьянс ворожіння i новий гороскоп близнюки гороскоп на 2021 рік
acheter médicaments sans consultation Aliud Boulogne-sur-Mer ¿Son seguros los medicamentos genéricos?
әмір темір орта азияда билік құрды,
әмір темірдің қабірі қай жерде орналасқан интернет-магазин одежды,
интернет-магазин одежды дешево тұлғаның қалыптасуы,
жеке тұлғаның қалыптасуы презентация
ніл өзені қай теңізге құяды,
ніл өзені бастауы
I every time emailed this website post page to all my associates,
because if like to read it after that my friends will too.
куда вложить деньги, чтобы приумножить, куда вложить деньги в казахстане 2023 году
трубка для курения караганда, курительные трубки костанай қаңлы айырмашылығы, үйсіндер мен қаңлылардың негізгі айырмашылықтарын атап
өтіңіз жарнаманың дұрыс берілуі не нәрсеге бағытталуы керек:, жарнама эссе
Can I simply just say what a comfort to uncover somebody who actually knows what they are discussing
over the internet. You definitely understand how to bring a problem to light
and make it important. More and more people ought to read this and understand
this side of your story. I can’t believe you aren’t
more popular given that you definitely have the gift.
tải go88 chơi ngay, go 88 là cổng game bài đổi thưởng uy tín hàng đầu với dịch vụ chất lượng cao và giao diện thân thiện. Tại Go88, người chơi có thể trải nghiệm nhiều trò chơi hấp dẫn và nhận được các ưu đãi đặc biệt. Với công nghệ hiện đại và bảo mật thông tin tối đa, Go88 mang đến môi trường giải trí an toàn và minh bạch, đảm bảo trải nghiệm tốt nhất cho người dùng trong năm 2024.
commander médicaments France ordonnance médicale Farmalider San Martín Online-Kaufberatung für Medikamente in der Schweiz