A primeira vida que salvei como advogado criminalista
Por Gabriel Bulhões
Estava lá eu, um jovem advogado (ou advogado jovem, como preferirem), na primeira semana de exercício laboral. Por uma conjuntura de fatores, pude ter o privilégio de ingressar em um escritório parcialmente estruturado, o qual me permitiu – com total autonomia – me dedicar exclusivamente à seara que elegi como minha, a criminal. Essa oportunidade me permitiu, ainda, exercer a atividade profissional com relativa facilidade operacional, vez que todas as questões de secretaria, papelaria, protocolos etc. Eram atribuição de setores específicos do escritório (e todos/as aqueles/as que começaram a advogar do zero ou perto disso sabem a dificuldade de sozinho operar todas essas questões).
Por uma outra coincidência do destino, tive a sorte de entrar nesse escritório logo quando ele mudou de sede, alojando-se na rua da Delegacia de Plantão da Zona Sul da capital do nosso estado (RN), fato que invariavelmente levou clientes criminais até a nossa porta. Nessa primeira semana, nos apareceu um senhor, o qual tinha perguntado ao porteiro do bairro onde poderia encontrar um advogado, oportunidade na qual indicou nossos serviços. O fato é que bateu à nossa porta um senhor procurando um criminalista e, ao ser encaminhado para o atendimento em minha sala, me confidenciou que era também advogado. Não atuava há muitos anos; havia montado uma empresa de conserto de calçados e construído a vida em outro sentido. Mas por tudo que detinha de conhecimento jurídico, e pelo senso de justiça que se lhe opunha à omissão, resolveu tomar à frente de uma situação que a priori não lhe cabia.
O marido de determinada funcionária da limpeza de uma de suas lojas havia sido flagrado furtando uma bicicleta velha e um par torado de chinelas havaianas. Em sede policial, alegou – sem advogado – que havia furtado ambos os objetos, pois estava longe de casa e havia ido fazer um serviço de mecânico (um “bico”) e quando chegou ao local combinado a pessoa esperada não se encontrava, ficando o mesmo sem ter como financiar sua volta para casa de ônibus. E quando chegou no Judiciário… O flagrante foi convertido em prisão preventiva, tendo como fundamento o fato de o mesmo não estar identificado civilmente (Art. 313, Parágrafo Único, CPP) e não possuir comprovação de residência fixa no distrito da culpa (acarretando o risco à Aplicação da Lei Penal, Art. 312 CPP).
Pasmem. O fato se deu em uma quinta-feira e a esposa somente soube do ocorrido três dias após, no sábado. Foram até a Unidade de Triagem, e não conseguiram falar com o rapaz, tendo em vista que o procedimento-padrão da localidade apenas permite a visita de familiares após 15 dias de “triagem”, e essa unidade por ser de “triagem” não permitiria visita alguma, a não ser de advogados. Frise-se: o tempo que se passa na unidade de “triagem” não é utilizado para abater o tempo de “triagem” quando o preso é transferido de uma unidade para outra. Mas isso é apenas um “parênteses”, então voltemos ao nosso ca (u) so.
No final de semana a família não conseguiu contatar ninguém, e na segunda, lá pelo fim da tarde, bateram à porta desse advogado que vos fala, a fim de tomar alguma providência. Em primeiro lugar, acertamos honorários e acordamos que aquele senhor apenas arcaria com o pedido de liberdade, e o próprio interessado, já em liberdade, tomaria a decisão de continuar ou não com essa defesa. Dito, conversado e acertado: fiz a consulta no sistema virtual do tribunal para me situar no processo e parti em busca do homem.
Fui, como esperado, até a Unidade de Triagem, para conversar com o cliente, me identificar e situá-lo brevemente dos próximos passos do processo. Ao chegar lá, a minha surpresa! Havia sido transferido… Achei estranho. Geralmente os presos levam de 15 até 20 dias, ou mais, para serem transferidos para outros Centros de Detenção Provisória (CDP’s) ou para a Cadeia Pública da Capital: e nesse caso não fazia nem uma semana.
É difícil explicar para o leitor de fora do Rio Grande do Norte a situação em que ora se encontra o Sistema Prisional do nosso estado, com Estado de Calamidade decretado a incríveis mais de 15 meses (e recentemente renovado por mais 6 meses): mas esse cenário pode explicar o que ocorreu. O quadro é de inúmeras situações difíceis, de rebeliões/motins a fugas e problemas generalizados com estrutura, recursos humanos e materiais, além do crime organizado com domínio absoluto do interior dos presídios, da massa carcerária e de suas famílias.
O que importa para nós é que estavam (e estão) acontecendo diversas transferências de presos por situações diversas ao que diz a nossa Lei, muitas vezes à mando da Administração Prisional sem comunicação com o Poder Judiciário, misturando presos de facções diferentes, que cometeram crimes diversos, e – como no caso que aflige essa reflexão – misturam os locais de custódia de presos provisórios e condenados.
Meu cliente havia sido transferido, sem autorização – nem muito menos comunicação – do Juiz das Execuções Penais competente, da família ou da defensoria, para um Presídio de Segurança Máxima (? – depois explico o por que dessa interrogação). Ele acabara de ser flagranteado e já estava em um Presídio de Segurança Máxima!
Me dirigi ao local, isso já na terça, e lá encontrei-o no Pavilhão de Triagem (difícil entender a razão de tantas “triagens”, não é?!), cadavérico, magro e com olheiras profundas, me relatando que havia fraquejado em um momento de estupidez, mas que estava arrependido e que nem seu pior inimigo merecia estar ali, estando ele há cinco dias sem comer, dormir ou tomar banho. Peguei a procuração e rapidamente voltei ao escritório para redigir a peça.
Apostei no pedido de primeiro grau (dispensei inicialmente o Habeas Corpus por já conhecer, há época, a fama de nossa – única – Câmara Criminal de [quase] nunca deferir essas liminares), e redigi a peça com toda a carga de conhecimento jurídico que pude, e, na quarta-feira, assim que pude, fui conversar com o Juiz. Não o conhecia, porém já tinha ouvido falar do perfil central e independente do magistrado. Pedi uma audiência com o mesmo, e apresentei os argumentos do absurdo que era manter aquele cidadão no dantesco sistema carcerário potiguar, ainda por cima por ele estar amargando sua custódia em um presídio de segurança máxima (sendo preso provisório), mesmo já estando identificado e com comprovação de residência fixa no distrito da culpa nos autos.
De pronto, o magistrado designou que seu assessor redigisse a minuta da decisão do pleito que então era apreciado, determinando a publicação da mesma com a consequente expedição do Alvará de Soltura. Esperei pacientemente a confecção desse bendito Alvará, acompanhando a remessa virtual do mesmo à COAPE (Coordenação de Administração Penitenciária), ocasião na qual segui o destino para lá.
Enquanto isso, já fui entrando em contato com o senhor que me contratou, para avisá-lo do êxito e informá-lo que se quisesse poderia ir se encaminhado ao Presídio, pois a ordem de soltura em breve chegaria também (tudo virtualizado, como se percebe). Ao chegar à COAPE, me certifiquei que havia chegado a ordem daquela Vara Criminal que acabara de visitar, e pude garantir o envio da mensagem até a Direção do Presídio.
Retornando ao escritório, com pouco tempo, me chegam os três. A jovem esposa aos prantos, sem acreditar que estava novamente aos braços do seu marido, o senhor (que me agradecia compulsivamente como se de fato fosse alguém da sua família que houvesse se implicado) e o então liberto mecânico, o qual emocionado e aos prantos, ao me ver da porta de entrada do escritório, deu um grito alto:
“Você me salvou, Doutor! Eu sabia!”
Após se acalmar um pouco, e concatenar suas palavras, disse que a situação de desgaste físico e mental estava no limite, por não conseguir conviver com o ambiente e tudo que acarretara, pensou em se matar diversas vezes, ou ainda arrefecer sua paranoia (que não o deixou inclusive dormir) e se deixar morrer. Pensou ainda que se não saísse a tempo ia ser obrigado a se integrar em alguma das facções atuantes por essas bandas, e assim estaria morto também. Não lhe restava outra saída. Com esse episódio, eu pude refletir sobre a profissão que escolhi para mim, e pude ver que cada vida que salvasse desse sistema brutal, por si só, valeria a escolha que fiz.
Após essa conversa, o casal afirmou que ia procurar a Defensoria por não possuir condições de arcar por conta própria com os honorários referentes ao acompanhamento até o final da ação penal e, assim, despediram-se (ao meu ver, com um semblante de gratidão indescritível que vale mais que qualquer pagamento). De tudo, com certeza, a maior lição desse dia foi minha. Foi a primeira vida que salvei.
Fonte: Canal Ciências Criminais
wonderful post, very informative. I wonder why the other experts of this sector don’t notice this. You must continue your writing. I’m confident, you’ve a huge readers’ base already!
Good blog! I really love how it is easy on my eyes and the data are well written. I am wondering how I might be notified when a new post has been made. I’ve subscribed to your RSS which must do the trick! Have a great day!
I have been exploring for a bit for any high-quality articles or weblog posts in this kind of area . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this website. Reading this info So i am happy to exhibit that I’ve an incredibly just right uncanny feeling I came upon exactly what I needed. I most unquestionably will make certain to don’t put out of your mind this site and give it a glance regularly.
I’m really enjoying the design and layout of your site. It’s a very easy on the eyes which makes it much more pleasant for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create your theme? Superb work!
I know this if off topic but I’m looking into starting my own weblog and was curious what all is required to get setup? I’m assuming having a blog like yours would cost a pretty penny? I’m not very web smart so I’m not 100 certain. Any tips or advice would be greatly appreciated. Thanks
Thank you a lot for sharing this with all folks you really realize what you’re speaking approximately! Bookmarked. Kindly also talk over with my web site =). We may have a hyperlink alternate contract between us!
Thanks for your personal marvelous posting! I quite enjoyed reading it, you could be a great author.I will be sure to bookmark your blog and will eventually come back down the road. I want to encourage one to continue your great writing, have a nice day!
Terrific post but I was wanting to know if you could write a litte more on this subject? I’d be very grateful if you could elaborate a little bit more. Thanks!
Hi, Neat post. There’s a problem with your site in internet explorer, would test this… IE still is the market leader and a good portion of people will miss your wonderful writing due to this problem.
I think this is among the most vital info for me. And i am glad reading
your article. But wanna remark on few general things, The site style is perfect,
the articles is really great : D. Good job, cheers
It’s nice to be back on your blog after months of absence. Well, this is the article I have been looking forward to so much. Many thanks for sharing. youubbe.me
You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to be actually something which
I think I would never understand. It seems too complex
and very broad for me. I’m looking forward for your next post,
I will try to get the hang of it!
Undeniably consider that that you stated. Your favorite justification seemed to be at the internet the easiest factor to
understand of. I say to you, I certainly get irked while folks think about issues that they just don’t
realize about. You managed to hit the nail upon the top and also outlined out the whole thing
with no need side-effects , other people can take a signal.
Will likely be back to get more. Thanks
состав атмосферы марса, интересные факты о
марсе к чему снятся пчелы в доме,
к чему снится одна пчела 27 ноября знак зодиака змееносец,
змееносец характер женщина гороскоп от окулус на сегодня,
гороскоп окулус весы расклад таро вокзал для
двоих онлайн
I am incessantly thought about this, thanks for posting.
My website: Русское Порно 365
Koop medicijnen online in Nederland Inopha Schwarzach im Pongau precio
del medicamentos en Chile
Muchos Gracias for your blog Awesome
puedes comprar medicamentos sin receta en Bogotá Hormona
Oberwil fragen Sie nach den Preisen von Medikamente in den Niederlanden
médicaments disponible sans prescription Suisse Polpharma Le
Grand-Saconnex Koop medicijnen online voor snelle
verlichting
Medicamentos de medicina Egis Hallwang Compra farmaci senza prescrizione in Svizzera
Hurrah! After all I got a webpage from where I
can really take valuable facts concerning my study and knowledge.
Acquista farmaci senza prescrizione in Emilia-Romagna, Italia Cevallos Río
Grande médicaments de confiance à acheter en ligne
Compra de medicamentos en Río de Janeiro Labesfal Marcianise Obtenez des
conseils sur l’utilisation de la médicaments en ligne
атамекен бизнес канал адрес,
тоо media holding atameken business контакты жоғарғы сот, жоғарғы сот сайты айя шалкар клип, сон паскаль история любви
порту компания, актауский морской торговый порт
My brother suggested I might like this blog.
He was totally right. This post truly made
my day. You cann’t imagine just how much time I had spent for this info!
Thanks!
Medikamente ohne ärztliche Verschreibung heumann Chicoloapan medicijnen bestellen zonder medisch
advies
спецодежда казахстан, тоо по глобал-спецодежда елімізде 1992 жылы қыркүйек қазан айларында
өткен оқиға, 1992 жылы 2 наурыз не болды ең
оңай тіл, француз тілі микроволновая печь bosch отдельностоящая, микроволновка bosch алматы
medicamentos en venta en Ciudad de México sin receta lek Villa Carlos Paz Medikamente mit
oder ohne ärztliche Verschreibung in Frankreich
қара бауыр қасқалдақ әнінің шығу тарихы, болат құсайынов биография статистикалық әдіс
мысал, статистикалық мәлімет деген не планшет для интерьерного скетчинга, онлайн-профессии
с нуля очистка барабана
haier нужен ли порошок, haier hw60-bp12758 самоочистка
үлкен тасбих, намаздан кейін тасбих тарту дұғасы нормативные документы
по безопасности пищевых продуктов, безопасность пищевых продуктов реферат
алға қарай текст, қазақстан əні одесский порт
текст
стоимость авторского надзора рк,
авторский надзор рк кеңістіктегі тікбұрышты координаталар жүйесі 1 сабақ, кесінді
ортасының координаталары 10 сынып связать носки на заказ, сколько стоит связать носки қарлұқ қағанаты, қарлұқ қағанаты шаруашылығы
қасым аманжолов өлеңдері өзім
туралы, өзім туралы өлең шығару
бір бақыт күлімдеп алдыңнан скачать, mona songz – уакыт скачать ремикс ортақ әңгіме, әңгіме айтуға темалар қаныққан май, май қышқылдары презентация
смолл астана головной офис, смол офис алматы неге етеккір кезинде иш ауырады, етеккір түсі қара болса құсайыновтар өмір жолы 22 бөлім,
құсайыновтар өмір жолы актерлар
балалар әні тамшылар текст, қазақстан балалар әні
летний лагерь семей 2022, летний
лагерь караганда 2022 пайдаланушы функциялары мен процедуралары презентация, процедуралар мен функциялар слайд
21 декабря кто родился, 21 декабря самый короткий день көктемде үйленем текст, аягоз кайда
барасын аккорды
вашингтон конференциясы максаты, вашингтон конференциясы қатыспаған мемлекет футболисты казахстана, молодые футболисты казахстана mi band 2, mi band
2 – настройка машинада тыңдайтын қазақша әндер 2021 скачать, казакша хит андер машинага 2023 скачать
Hello There. I found your blog using msn. This is a
really well written article. I’ll be sure to bookmark it
and return to read more of your useful information.
Thanks for the post. I’ll definitely comeback.
Thank you for the auspicious writeup. It in fact was a amusement account
it. Look advanced to more added agreeable from you!
By the way, how could we communicate?
medicamentos para pedir sin receta Mylan Turin ordenar medicamentos
en Bolivia
форум по гаданию на картах угнали и разбили машину во сне к чему
снится бежать за коровой
сонник мне приснилась женщина в
белом злые колдуньи мультики
работа на дому ручная
работа вакансии сколько стоит работа провести отопление в частный дом как можно заработать деньги с 1000 рублей работа бай подработка