Gabriel Bulhões é entrevistado pela BBC NEWS sobre a situação dos presídios no RN

A matéria publicada hoje na BBC NEWS (@bbcbrasil) traz um relato preocupante sobre a situação atual dos presídios do Rio Grande do Norte. O repórter Leandro Machado (@machadoleandro) entrevistou o advogado criminalista Gabriel Bulhões, sócio-fundador do @gbadvocaciacriminal: “professor de Direito Penal e ex-presidente da Comissão de Advocacia Criminal da OAB-RN, que destacou que a situação precária dos presídios pouco mudou desde o massacre em Alcaçuz.

Bulhões afirmou que o governo do estado tomou medidas para melhorar a ressocialização, a disciplina e o atendimento, mas foram medidas paliativas que não resolveram o problema crônico de violações de direitos humanos. Segundo ele, se uma cela deveria abrigar quatro pessoas, mas está com dez, não adianta criar programas de leitura para diminuir a pena dos detentos. A superlotação e a precariedade dos presídios, ainda de acordo com Bulhões, fornecem mão de obra barata para as facções.

O advogado criminalista ainda exemplificou a situação de um preso que cometeu um crime não violento e já entra na prisão devendo papel higiênico e escova de dentes para a facção do pavilhão onde foi parar. ‘As dívidas só crescem, e quando ele sai, está preso à facção e tem de cometer outros crimes para pagar o que deve’.”

A reportagem contou com a colaboração de diversos atores, sendo extremamente importante para que o público em geral possa entender a realidade dos presídios do Rio Grande do Norte e a urgência de uma mudança estrutural significativa.

Via: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn4rjlllyjvo

#crise #segurançapública #justiçacriminal #direitoshumanos #direitopenal #presídios #violência #precariadade #RN #BBCNEWS