Instituto da investigação criminal defensiva em debate

A investigação criminal defensiva esteve entre os temas em discussão no evento especial promovido pela Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas na tarde desta quarta-feira (29). O assunto foi abordado pelo conselheiro estadual Edward Rocha de Carvalho. O painel foi acompanhado pelos advogados Jarbas Vasconcellos e Cássio Telles, presidente e vice-presidente da comissão nacional, respectivamente.

O instituto prevê a possibilidade de o advogado promover diligências investigativas como meio de prova, reunindo subsídios à sua defesa. “É um tema que começou a ser debatido há pouco tempo, mas que tem uma importância muito grande e que já foi positivada na Itália, onde existe lei regulamentando isso. Acho importante que a Ordem assuma essa frente de uma legislação que garanta uma participação do advogado mais efetiva nas investigações “, disse.

Carvalho defendeu o instituto, pontuando a disparidade de armas entre a advocacia e o Ministério Público. “O MP tem hoje o privilégio de fazer a investigação do jeito que quer, da forma que quer, sem prestar contas a ninguém, sem nenhum ônus na investigação”, afirmou. “Isso também vale para as investigações policiais”, acrescentou.

“O advogado é a última frente de batalha do cidadão. Nós precisamos estar lá bradando por direitos e garantias fundamentais. Temos hoje uma briga pela efetivação da Constituição. Há 30 anos que ela não é efetivada. Temos uma lei, que é o Estatuto da Advocacia, que tem regras claras de prerrogativas, de como as partes, o juiz, o promotor devem se comportar em relação ao advogado, e isso não vale nada”, criticou Carvalho.

“Temos regras no Código Penal, temos regras no Código de Processo Penal que eram claras até poucos dias atrás e hoje são flexibilizadas e violadas sem o mínimo pudor. É preciso caminhar para um sistema acusatório e possibilitar a defesa”, sustentou o paranaense. “No dia a dia nas delegacias, o advogado é tratado como um estorvo, e quem deveria estar fazendo o controle não o faz. É preciso tratar a investigação criminal defensiva como garantia fundamental. É preciso trazer isso para uma esfera de lei”, disse.

O conselheiro federal Cássio Telles considera a investigação criminal defensiva um mecanismo de reequilíbrio de forças entre acusação e defesa. “Desde que haja um regramento, com balizas claras, não há motivo para que se imponham empecilhos. O Direito de Defesa está previsto na Constituição. Por que impedir que a parte acusada faça a reconstituição de um crime e contrate prova pericial? Qual o aspecto negativo?”, questiona, ressaltando que a prática é corrente em outros países, como a Itália e os Estados Unidos.

Cássio afirmou que a discussão travada no painel deve impulsionar a formulação de um anteprojeto sobre o tema no âmbito do Conselho Federal.

 

Fonte: OAB Paraná

14 Comments

  • I like when you speak about this kind of stuff in your posts. Perhaps you could continue this? internetgame.me

  • Xavier Ater disse:

    First bit of focussed practice with the 50/54/58 setup this weekend, and it may have convinced me to slightly tweak how I have been approaching short game this yearPrimarily I had been using the 58* around the greens, partially at my instructor’s urging to be more aggressive at pins, with the intention of using that 58 in many more situationsIn practice though, trying to compare results with all three wedges, overall I am preferring the outcomes with the 54* Overall I though that the 54 was just a little bit easier to control, not having to rely on something that plays higher into the greens from midrange pitch and chip shots The 58* came in second, probably due to the distance itself, which made controlling the 50* into the pin slightly more difficult The 50* would come out and land in a spot that I was hoping for, just at this point I was having a more difficult time with the amount of rollout at times being more difficult to judgePlenty of more work to do though, trying to figure out how/when to use the 50*, but early results with the 54 and 58 are promising

  • leki na receptę lekarską Evolupharm Nezahualcóyotl Medikamente-Preisvergleich:
    Deutschland vs. Niederlande

  • acheter des médicaments à prix abordable Arena Zollikon Prix abordable
    pour médicaments sans ordonnance en France

  • médicaments pour la fertilité Bendalis Vincennes
    Guida all’acquisto legale di farmaci in Italia

  • на ютубе сериал майор и магия все серии перец горошек заговор 11:55 значение,
    12 21 на часах значение
    месячные 1 января приметы к чему приснился лев женщине

  • farmaci da banco in alcuni paesi edigen Temperley zakup leków online

  • итальянские рестораны алматы, итальянский ресторан астана абайдың ескендір поэмасының
    тарихи маңызы эссе, ескендір поэмасы кыскаша мазмуны мидың
    құрылысы мен бөлімдері, ми діңінің құрамына қандай бөлімдер
    кіреді расписание поездов прибытие станций жалагаш,
    расписание поездов на сегодня

  • гунны и китай, гунны территория төбесінде айдары
    бар құс жауабы, жұмбақтың шешуіндегі құс туралы дереккөздерден
    ақпарат жина біздің ескі үй скачать уй сатылады жанаталап шымкент, квартира в шымкенте мкр жанаталап

  • что если мне снится что я выходу замуж амулеты для овнам мужчинам к чему сниться видеть
    себя в длинном платье красном
    к чему сонник рыжие волосы к чему снится что бывший разводится с женой

  • médicaments pas cher : économisez sur votre traitement Advaita El
    Doncello Beste Medikamente Apotheke Zürich

  • médicaments à prix abordable en France kern pharma Grasse Medikamente
    ohne Nebenwirkungen

  • medicijnen online bestellen in Enschede – eenvoudig en betrouwbaar.
    Globo Etten-Leur Koop medicijnen online in Nijmegen, Nederland

  • филиал магазина это синапс деген не информатика,
    3d турды қолдану салалары тамақ алдындағы дұға
    сколько долларовых миллионеров в узбекистане,
    100 самых богатых людей казахстана

Escrever um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.