Onde erramos nas ciências criminais?
Por Gabriel Bulhões
O que fez com que hoje nós não tenhamos a correta noção de como lidar com o fenômeno “crime”? O que faz com que tenhamos hoje um quadro gravíssimo de insegurança pública, mesmo tendo nossos governos investido tantos recursos nessa área nas últimas décadas? O que faz pensar que encarcerando uma parcela maior da sociedade estaremos combatendo eficazmente a criminalidade? O que ocasionou a nossa sociedade clamar por punições medievais e legitimar a elas e as condições desumanas dos nossos cárceres, mesmo em pleno século 21? O que naturalizou e banalizou a violência cometida pelo Estado por intermédio de suas forças oficiais?
Por que a Academia não consegue explicar e propor soluções viáveis a todo esse caos? E, ainda, quando são apresentadas tais soluções, por que não há utilização destas por parte dos agentes e agências (políticas) de poder? Onde foi que nós erramos?
Para buscar responder às questões, mesmo que de forma incipiente e provisoriamente, este trabalho se propõe a levantar discussões e reflexões acerca do modelo integrado de Ciências Criminais e seu reflexo no grave problema contemporâneo da segurança pública, especificamente na sociedade brasileira.
Para tal, buscar-se-á alguma pista dessa hipótese na evolução histórica da ciência criminal, a partir das obras universalistas dos autores ilustrados – Beccaria (Itália), Marat (França) e Feuerbach (Alemanha) –, bem como seu posterior esfacelamento com a autonomização da Criminologia a partir do método etiológico-determinista da Criminologia Positivista (Lombroso, Ferri e Garófalo), e os subsequentes modelos que envolveram a interação entre as então departamentalizadas Ciências Criminais (Dogmática-Penal, Criminologia e Política Criminal), ora com prevalência da Dogmática (como ocorre em Franz von Liszt e em Rocco), ora com a prevalência do saber criminológico (à exemplo das teorias de Filippo Gramatica e de Marc Ancel).
A partir da prevalência da Dogmática sobre as outras disciplinas relacionadas, podemos dizer que houve uma sobreposição daquela sobre as demais, tendo essas ocupado caráter auxiliar durante quase um século. Nesse meio tempo, a Dogmática Jurídico-Penal pôde se desenvolver em complexos modelos teóricos, desenvolvidos à exaustão no plano abstrato, os quais rodearam principalmente a teoria do delito, subdividida na ideia tripartite de tipicidade-ilicitude-culpabilidade, mas que também se ocupou da teoria da pena e da lei penal.
Assim, pela postura de distanciamento adotada pelas outras ciências auxiliares, e mais ainda de outras áreas do saber (como a Sociologia, a Economia, a Ciência Política, a Antropologia etc.), o Direito Penal foi alçado a um plano teórico isolado e pretensamente autorreferencial, de forma que seus pressupostos e alicerces são construídos a partir de uma perspectiva interna da sua própria dogmática.
Nesse sentido, temos que há uma limitação intrínseca à perspectiva adotada, a qual possui uma limitada visão dos complexos problemas que pretende resolver.
A arrogância do direito penal, aliada à subserviência das áreas de conhecimento que são submetidas e se submetes a este modelo, obtém como resultados o reforço do dogmatismo, o isolamento científico e o natural distanciamento dos problemas reais. (DE CARVALHO, Salo. Antimanual de Criminologia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p. 16).
Portanto, tem-se que o modelo adotado, de utilização primária da dogmática em contraposição ao uso acessório da Criminologia e da Política Criminal possui um raso nível de esgotamento face à complexidade dos fenômenos sociais, o que resta concluir que é urgente o resgate da integração entre as ciências criminais: de forma verdadeiramente genuína, sem sobreposição de uma sobre as outras.
Nesta explanação, relevante notar que as ciências criminais aparecem de forma articulada em discursos únicos a partir da experiência do Iluminismo, o qual pôs fim ao arquétipo do Estado Absoluto que reproduzia uma lógica irracional e brutal desde o modelo da Inquisição, como subproduto da Idade Média que perdurou no tempo.
Em contraposição, após o desenvolvimento do método cartesiano e do positivismo científico de Conte, houve a necessidade de compartimentalização dos saberes, embebidos da ideia de que a segmentação dos aspectos dos problemas investigados permitiria uma maior compreensão do todo, quando na verdade ocorre o oposto.
A realidade é multifatorial e hiper-complexa, ao ponto de soar ingênua qualquer pretensão de explicar esses fenômenos com os recortes metodológicos apresentados pela epistemologia contemporânea tradicional. Ou pode, ainda, ser má-fé, conforme a lição de Salo de Carvalho (2008. p. 14):
Essa fragmentação das disciplinas obstaculizou a compreensão global dos saberes criminais, fato que gera, no atuar cotidiano dos operadores do direito – e dos demais atores que participam da investigação do fenômeno criminal –, incapacidade de compreensão das violências inerentes ao sistema penal e de criação de instrumentos para minimizá-las.
Nada obstante, almeja-se investigar em que ponto se deu a ruptura da Ciência Processual Penal do espectro das Ciências Criminais. Observa-se doutrinariamente que a disciplina do Processo Penal foi arrebatada das Ciências Criminais, passando a integrar o campo epistemológico que então também ganhava autonomia, qual seja a do Direito Processual. Sendo assim, o Processo Penal, com todas as suas especificidades e peculiaridades, passa a integrar a vala comum do Processo, perdendo parte de suas características definidoras e que, em última análise, deveriam ser formas processuais de garantia do cidadão face ao poder punitivo materialmente exercido pelo Estado.
Assim, inúmeras confusões metodológicas e de conteúdo são ocasionadas em razão da recorrente diferenciação que existe (ou pelo menos devia existir) em relação à instrumentalização do Direito Penal, por exemplo, ao Processo Civil sobre as questões patrimoniais. Para ilustrar, podemos aduzir que a importação acrítica do princípio pas de nullité sans grief do Processo Civil ao Penal produz danos irreparáveis e de difícil comprovação (uma vez que uma condenação, ou sobrepunição, não são encarados como prejuízos demonstráveis pela jurisprudência) para com os acusados que se veem tolhidos do direito fundamental de ser acusado sob a égide de um devido processo penal, com formas que servem de garantias do cidadão face ao proceder desregrado de um poder punitivo que inevitavelmente tende ao excesso.
Da mesma forma, quando se observa os institutos do “periculum in mora” e do “fumus boni iuris” serem usados para referenciar medidas cautelares (inclusive a prisão preventiva), percebe-se a incoerência dessa tentativa do processo científico totalizante (englobando todas as searas processuais), tendo em vista que a instrumentalização (finalidade precípua de qualquer processo) é definida pela estrutura do Direito material que a circunda.
Nesse quadrante da análise, é forçoso perceber que a colonização do Processo Penal pela Dogmática Processual-Civil, em nome de uma pretensa coerência sistêmica, é, na verdade, geradora de inúmeras distorções, tendo em vista que o Processo Civil tutela a disputa acerca de interesses individuais disponíveis (em regra, patrimoniais), enquanto o Processo Penal tem como funções precípuas a limitação do ius puniendi estatal e a garantia dos direitos da parte vulnerável dessa relação (ora o acusado – na cognição, ora o condenado – na execução). Isso, certamente, foi só uma explosão de indagações, e nós vamos explorá-las amiúde!
DE CARVALHO, Salo. Antimanual de Criminologia. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008.
Originalmente publicado na revista Prática Jurídica, ANO XV, nº 175.
Good – I should definitely pronounce, impressed with your site. I had no trouble navigating through all the tabs and related info ended up being truly easy to do to access. I recently found what I hoped for before you know it in the least. Quite unusual. Is likely to appreciate it for those who add forums or anything, site theme . a tones way for your customer to communicate. Nice task..
Please let me know if you’re looking for a writer for your weblog. You have some really good posts and I think I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some content for your blog in exchange for a link back to mine. Please send me an e-mail if interested. Regards!
I’ll immediately grab your rss feed as I can’t to find your email subscription hyperlink or newsletter service. Do you’ve any? Kindly permit me realize in order that I may subscribe. Thanks.
F*ckin’ remarkable issues here. I’m very satisfied to peer your article. Thank you so much and i’m taking a look forward to contact you. Will you kindly drop me a mail?
Good replies in return of this matter with solid arguments and
explaining all about that.
For latest news you have to pay a quick visit internet and
on world-wide-web I found this web page as a most excellent web page for latest updates.
If you want to take a good deal from this piece of writing then you have to apply these
methods to your won web site.
Hi there, just wanted to tell you, I liked this blog post.
It was funny. Keep on posting!
Nice knowledge-gaining article. This post is really the best on this valuable topic. ios-15.com
I visited several sites but the audio feature for audio songs current
at this web site is really excellent.
hi!,I really like your writing so a lot! proportion we communicate extra approximately your article on AOL?
I need a specialist in this area to resolve my problem.
Maybe that’s you! Having a look ahead to look you.
Excellent blog! Do you have any tips for aspiring writers?
I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many options out there that I’m totally confused ..
Any ideas? Cheers!
Your style is very unique compared to other folks I’ve
read stuff from. Thank you for posting when you’ve got the
opportunity, Guess I will just bookmark this blog.
Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that
automatically tweet my newest twitter updates. I’ve
been looking for a plug-in like this for quite some time
and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
Please let me know if you run into anything. I truly enjoy reading your blog and I look forward to
your new updates.
An intriguing discussion is worth comment. I think that you need
to publish more on this topic, it may not be a taboo matter but generally
folks don’t talk about these subjects. To the next!
Best wishes!!
I feel that is one of the most significant
info for me. And i’m happy reading your article. However want to commentary on some general things, The site style is ideal, the articles is in point of fact great :
D. Good job, cheers
Great blog here! Also your website loads up very fast! What web host are you using?
Can I get your affiliate link to your host?
I wish my site loaded up as quickly as yours lol
If you want to obtain much from this article then you have to apply
these strategies to your won website.
I really like it whenever people get together and share opinions.
Great blog, keep it up!
самара проститутки лучшие
а в эскорте город сочи фото порно из ростова шри ланка снять проституток
Hi! Do you know if they make any plugins to help with Search Engine
Optimization? I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I’m not seeing very
good success. If you know of any please share. Thanks!
Hi there are using WordPress for your blog platform? I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own Do you require any coding expertise to make your own blog? Any help would be really appreciated!
Commander de la médicaments en ligne en toute sécurité en France Stada Oostende Koop medicijnen in Brugge, België
Medikamente günstig in Deutschland kaufen lyfis Herk-de-Stad Precios de medicamentos en Australia
achat de médicaments en France Sanis Spittal an der Drau medicijnen bestellen
принц жезлов отношения 3 жезлов перевернутая чувства мужчины, 3 жезлов чувства мужчины айаана
значение имени
гадание на таро на пять
карт молитвы от исцеления от эпилепсии
снится мальчик со светлыми волосами приснилось как я купаю младенца как
правильно гадать на таро по одной карте
означает снится вода гадание на таро зеркало судьбы расклад
сонники береза зрубати сниться синій лак на нігтях
до чого сняться гості, які приїхали молитва преподобної марії
жқтб алдын алу жоспары, жқтб ғасыр дерті
слайд миллион ақша, декретке өтініш жазу үлгісі gkhsp kz,
фонд развития жкх бөлшектерді қосу және азайту
4 сынып презентация, жай бөлшектерді қосу және
азайту слайд
medicijnen bestellen: eenvoudig en snel zonder recept.
korhispana Windischgarsten achat médicaments Maroc en ligne
кызылорда – астана поезд билет цена, 56 поезд кызылорда астана расписание леденцы от горла биосфера, спрей для горла биосфера позиция
мен осылай деп ойлаймын, қазақстан
қоғамының жалпыұлттық құндылықтары 3 сабақ мой магнит ру, денежный код расшифровка
aeterna-дағы сәуегейлік сен маған керексің бе миллионер де люкс как играть
аталған дәнді дақыл қазақстанның қай аймағында өседі, бидай өндіретін елдер шармы на
плоский браслет, pandora официальный сайт
погода аксуат завтра, погода аксуат сегодня орман өзенді қалай қорғайды?, орман азаюы қамқорлық қайырымдылық акциясы, қайырымдылық акциясы жоспары 19 ғасырдың 20-40 жылдарындағы қазақстан бекмаханов, ермұхан бекмаханов ғылыми
еңбектері
I truly love your website.. Very nice colors & theme. Did you make this
site yourself? Please reply back as I’m wanting to create my own site and would love to know where
you got this from or what the theme is called.
Thanks!
гороскоп на март скорпион 2024, любовный гороскоп на 2024 год скорпион женщина значение да нет таро безумной луны что значит если снятся баня
таро кубки 4 в работе сниться оранжевая кровь
Muito obrigado!}
) Znovu ho navštívím, protože jsem si ho poznamenal. Peníze a svoboda je nejlepší způsob, jak se změnit, ať jste bohatí a